29 de outubro de 2011

A rotina de uma agente comunitária

A profissão agente comunitário de saúde está prevista em lei e surgiu no Brasil através do PACS (Programa de agentes comunitários de saúde). O agente de saúde também está inserido no Programa de Saúde da Família que é um dos 20 programas desenvolvidos pelo SUS (Sistema único de Saúde).

Existem diferentes formas para que o agente comunitário de saúde possa ingressar no trabalho que variam de acordo com o município. Pode ser por meio do regime estatuário (Servidor público - Concurso público), regime celetista (Processo Seletivo Público) ou terceirizado (Contrato Temporário ou Cargo Comissionado).


Depois que uma pessoa ingressou no trabalho de agente ela vai cuidar da sua microárea. Nesse sentido ela vai exercer a atenção primária que é uma estratégia de organização que representa o primeiro nível de atenção do sistema de saúde. A atenção primária tem como princípios a universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.

O agente tem várias atribuições com o objetivo de desempenhar um papel de prevenção e promoção da saúde. Acompanhe no vídeo abaixo a agente de saúde de Nova Viçosa, Alessandra Lourenço, que conta um pouco dessa rotina das agentes do seu PSF.




Nenhum comentário:

Postar um comentário