14 de outubro de 2011

Segunda semana do Outubro Rosa em Viçosa




As pilastras da UFV estão rosa e vocês sabem por quê?
É que está acontecendo o Outubro Rosa. O que é o evento e as atividades programadas para este mês você pode conferir no nosso último post.








Essa semana na terça-feira (11) várias
mulheres compareceram na Divisão de Saúde da UFV para fazer o exame físico das
mamas.
Rita Maria de Lima estava presente e nos contou que além de fazer o exame todo ano com um médico ela acha importante a mulher ter o cuidado de em casa, por exemplo, na hora do banho se tocar para ficar atenta a qualquer caroço que possa aparecer.




Conversamos também com a médica Mastologista da Divisão de Saúde, Dra.Maria Inês Menescal. Ouça neste link o que ela disse sobre o evento e como é o exame físico das mamas.




A Dra. Maria Inês ministrou ontem no Departamento Engenharia Florestal a palestra: “O que é o câncer de mama”. Essa palestra teve o intuito de explicar os vários conceitos que envolvem o câncer de mama como: tumor maligno, tumor benigno, mamografia e câncer. Segundo a médica “Muita vezes a mulher fica com medo daquilo que não conhece, a partir do momento que a gente explica a pessoa perde o medo e pode enfrentar melhor a situação.”

Na palestra, conhecemos a Maria das Graças Sales que descobriu há cinco anos que tinha câncer de mama e já foi operada duas vezes. Ela afirma que atualmente se sente melhor.


Foi um período complicado, afinal todo o processo de descobrir a doença e do tratamento não é fácil, mas Maria das Graças já fez o exame três vezes e desde então nada foi constatado. Era necessário fazer o exame de seis em seis meses e agora já pode fazer somente uma vez no ano.






É isso aí, as atividades do Outubro Rosa já começaram e a equipe do Agente com Ação está acompanhando tudo que o evento está proporcionando para as mulheres de Viçosa. Fique atento ao nosso próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário