21 de outubro de 2011

Mais uma palestra no Outubro Rosa

Uma das atividades do Outubro Rosa em Viçosa foi a palestra proferida pela professora do Departamento de Nutrição da UFV, Maria do Carmo Peluzio.

A palestra intitulada de "A nutrição na prevenção do câncer de mama" buscou ressaltar a importância de uma dieta balanceada como um dos aspectos mais relevantes implicados no surgimento do câncer de mama. Cerca de 35% dos diversos tipos de câncer poderiam ser evitados por meio de uma dieta saudável. 


Maria do Carmo explicou aos participantes a importância do ômega 3 na dieta humana. Estudos mostram que o ômega 3 diminui a incidência do câncer de mama. Para nós brasileiros que consumimos pouca quantidade deste nutriente, originado principalmente de peixes, a linhaça é uma boa opção. Ela é a maior fonte de ômega 3 do reino vegetal.

Na palestra, conhecemos um pouco da história de Augusto Renan Rocha. Sua mãe teve câncer de mama e escreveu um livro a fim de levar às mulheres que passam ou passaram pelo mesmo problema que ela, mensagens de incentivo e manifestações de cuidado.

Conversamos um pouco com Augusto. Acompanhe no vídeo abaixo.







O livro "O câncer é mágoa- Previna-se" escrito por Anizia Rocha, mãe de Augusto, é vendido ao preço de 10 reais, e 50% da renda é destinado à instituições de combate ao câncer e os 50% restantes são voltados à continuidade do Projeto Anizia Rocha.

Para conhecer um pouco mais do projeto e do livro, acesse o blog: http://ocanceremagoaprevinase.blogspot.com/

E para você que ainda não compareceu a nenhuma das atividades do Outubro Rosa em Viçosa, fique atenta! A próxima terça-feira, dia 25/10 é o último dia do mutirão de exames que está acontecendo na Divisão de Saúde da UFV de 8 às 15 horas. Não deixe de comparecer!

Um comentário:

  1. Grupo, a pauta é boa, mas não ficou clara a ligação entre a palestra e o livro. Não seria melhor publicar em posts separados. No caso da palestra, senti falta de links!

    ResponderExcluir